quarta-feira, 29 de julho de 2015

O Tempero da Vida - Por Ariane Tomelin

Oi gente!


Hoje eu convidei uma amiga super querida para falar de um filme que marcou muito a vida dela.
Estou bem curioso para conferir agora!


Pimenta aquece e queima.
Canela é doce e amarga.
Sal, precisamos de sal em nossas vidas.

Esse texto hoje vai em especial para o querido Carlos, um cinéfilo como nunca havia visto.

Em 2003 assisti a um filme que esta na minha lista dos favoritos. É difícil falar apenas em um quando se tem uma coleção de memórias. Pra quem lê muito e assiste muitos filmes se torna muito fácil viver em outros mundos. Em criar na mente personagens e dar vida a eles. 

Por isso O Tempero da Vida é assim tão especial. Pois acima de tudo ele nos trás ao presente. Esquecemos ao facilmente daqueles pequenos toques que tornam nossas vidas únicas e tão saborosas com suas lembranças.

Perdemos a poesia no dia a dia. Nas coisas simples como o ato de cozinhar. Que maior prova de amor se pode dar a alguém do que dedicar tempo e carinho ao preparar uma refeição. Segundo os gregos com os temperos podemos aproximar ou afastar as pessoas.

Fanis Iakovidis é professor de astrofísica na universidade de Atenas, na Grécia. Na infância, foi um dos milhares de turcos de origem grega convidados pelo governo a se retirarem da Turquia. Esse é o plano de fundo; um contexto político para um (pre)texto familiar. Durante todo o filme vemos mesas fartas não apenas de comida, mas de historias, amor e muito mais.

Uma historia emocionante. Que rompe as barreiras políticas. E quando o passado e o presente se encontram mostram que aquelas pequenas coisas são e serão sempre as mais essenciais. Não tenha medo de se envolver e muito menos de levar com vocês todos os toques especiais.

Lembre – se: Infância presença marcante na vida de todo adulto.

Deixe se levar por Vassilis, meio mago, dono de uma loja de condimentos. E que com o toque de cada especiaria aprendeu a desvendar os sentidos da vida.
Ariane Tomelin



“Se eu me atrasar lembre-se de olhar para as estrelas onde quer que você esteja. No céu há coisas que nós podemos ver, mas há também coisas que não podemos ver. Fale sempre sobre as coisas que outros não podem ver. As pessoas gostam de ouvir histórias sobre coisas que elas não podem ver. Com a comida é a mesma coisa. Que importa não vermos o sal se a comida está saborosa?” O Tempero da Vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário