segunda-feira, 27 de abril de 2015

Querida Maysa....



Carta aberta a Maysa.

Querida Maysa

Comecei a conhecer você, através da abertura de uma minissérie, chamada Presença de Anita, cujo o tema de abertura era uma música sua.


O tempo foi passando, fui deixando suas canções envolverem meus momentos de fossa e solidão, te admirando e tendo a certeza de jamais ter visto uma cantora com olhos tão intensos. 


Então foi produzida uma belíssima minissérie sobre sua vida e algum tempo depois adquiri uma biografia sua e tentei te desvendar.
.
Por muitas vezes chorando, outras rindo. Outras bebendo. Sempre só. Numa multidão de amores. Como você que causou alegrias e tristezas as pessoas ao seu redor.


Assim como você, tenho problemas com peso, gosto de beber e sou sincero ( talvez não tanto como você demonstrava ser, mas o suficiente para causar olhares espantados).


Também tenho demônios aprisionados dentro de mim. Assim como você escrevo poemas secretos e amo muito poucas pessoas.

Eu sei, minha querida, o quanto é difícil subir uma escada, com o peso de um piano nas costas e pessoas em cada degrau, tentando passar a perna.


Você conhece muito o chão, caiu e se reergueu muitas vezes. Foi atriz, cantora, jornalista ,pintora, jurada, mulher , amante, amiga, inimiga, mãe. 

Viveu tudo o que quis. E como quis. 

Chegou a ser tudo. E a ser nada.

Você sempre viveu a frente do seu tempo cantando músicas "antigas". 


Era real, crua e obscena.

Uma biografia sua, que no fim, revelou tanto sobre mim.


Naquele janeiro de 1977 o mundo perdeu uma das pessoas mais talentosas que já o habitaram. 


Mas você sempre existirá nos olhos, daqueles que sofrem por amor. Que sentem o mundo cair. Que sabem que é preciso dizer adeus. Mas que não perdem a esperança e com o chegar da maturidade, sabem que é possível viver tudo de novo, uma nova chance ao amor e a si mesmo

E pra quem chorou , chorou, sua vida foi um chão de estrelas.

Obrigado Maysa. Por perder o nome e ganhar a fama. 


Por tentar. Por lutar. Por beber. Por cantar. Por expressar seus sentimentos. Essa foi sua missão.


A cada dia que passo tenho mais certeza, da importância de demonstrar o que sentimos e resolvermos os problemas, as diferenças, na hora em que elas surgem.

Nunca sabemos quanto tempo nos resta..


Uma vodca, uma lágrima e um abraço

Carlos Eduardo

2 comentários:

  1. Bela carta, Carlos! Sem dúvida Maysa foi uma dessas artistas iluminadas, que vivei intensamente e foi embora de forma muito inesperada, repentina. Mas que vai viver para sempre.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto! Eu amei a série, comprei em DVD quando saiu na época!

    ResponderExcluir