terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Um filme, várias descobertas.

Tenho vários filmes do coração. Aqueles que pesquiso, comento, indico. E esse tem uma história peculiar. ( Pode conter spoiler)
A primeira música que aprendi em inglês foi How Deep is Your Love dos Bee Gees. Gosto de escutar, tem toda uma nostalgia de tempos de infância e acho a letra linda.
Anos mais tarde descobri que fazia parte da trilha do filme Os Embalos de Sábado á Noite e fiquei curioso para conferir a historia. Na época não  tinha internet e na locadora do bairro não tinha a fita! 
Então o tempo foi passando e um dia na casa da minha irmã, zapeando de canal vi que estava passando um documentário sobre o filme. Adorei os bastidores, o brilho, a energia da história e da produção. O drama pessoal do John Travolta e tudo mais. Precisava ver esse filme.
Sempre tive a imagem dele de alegria, descontração, balada, diversão. Algo libertador que fosse encher de energia e ânimo. Algo que pudesse me passar um retrato da geração dos anos 70.
Então um belo dia, no sebo onde compro filmes e livros, fim de ano, fui levar o presente das meninas que trabalham lá. E elas me deram um vale-sebo. Fiquei tão feliz.
Fui olhando, pensando em tudo que queria. Quando chego na sessão de filmes enxergo de longe! DVD Especial do filme. Sai, literalmente correndo e garanti. Enfim ia conferir esse clássico.
Esperei até o sábado e resolvi conferir. Fiz pipoca, comprei cerveja, chocolate. Sessão de cinema especial. Merecia depois de tanta espera né?
Quando o filme acabou... Que choque!


Era muito mais maravilhoso do que eu podia imaginar. Tinha tudo e muito mais sobre os anos 70. Tinha música, animação, discoteca. Mas acima de tudo tinha o clima de uma geração que, após anos de festa precisava de um rumo. De um clima meio pesado de fim de década, de não saber o que ia vir. De pessoas que se desiludiam e ficavam sem rumo.

Era um baita de um drama na verdade. Creio que todos nós temos momentos de Tony Manero. De curtir , aproveitar, mas chega uma hora que temos que fazer escolhas. E isso é tudo muito difícil, complicado. Ao optar por uma coisa, vamos abrir mão de outra e teremos responsabilidades. E nem sempre o amor é nossa salvação, muitas vezes nem era amor. Era encantamento, A realidade bate na nossa cara, enxergamos por nossos próprios olhos, como a vida pode ser maravilhosa e cruel. Que perdas fazem parte e que, infelizmente algumas coisas, realmente não tem volta. De que é preciso suar muito, para valorizar nossas conquistas e que muitas vezes, o caminho importa mais que a vitória.
De que o mundo é maravilhoso, mas algumas pessoas são preconceituosas e maldosas.
E de que nunca podemos esquecer de nos divertir, rir, dançar!

É amigos leitores, um filme provoca tantas reações em mim. Ainda mais um tão maravilhoso como esse. Que retrata uma geração, mas nunca deixa de ser atual.

O cinema é atemporal sempre nos ensina algo. E valeu a pena, vi o filme no momento certo. Aquele momento em que a gente se da conta de que a vida está passando e apesar de ter ainda muito tempo, precisamos fazer algo de bom para melhorar o mundo, ajudar as pessoas.

To tentando e espero estar conseguindo :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário