segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Livros, filmes e pessoas.

Oi gente

Ando sumido do blog. Tempo meio corrido, vida agitada.
Mas prometo ser mais presente.
Hoje vou falar de tudo que andou rolando nos últimos tempos.

·         Meu clube do livro está cada dia melhor. O primeiro livro que lemos em conjunto foi O Diário de Anne Frank e o encontro para discutirmos foi delicioso, cheio de trocas, emoção e diversão. Salve Anne!

·         Desapeguei mais três livros pela cidade. A Procura de Mrs. Goodbar, Love Story e Perdas e Ganhos. Estou adorando fazer isso, a possibilidade de livros que tanto me ensinaram estarem por ai, circulando, conquistando novos leitores.

·         Dicas de documentários: Para Sempre Teu Caio F.  Um mergulho na vida de um dos meus escritores preferidos, muito bem produzido e cheio de curiosidades sobre ele. Também vi Love Marilyn, sobre a diva loira Marilyn Monroe. Esse me emocionou por juntar fatos da vida dela, com narrações de seus escritos que revelam uma alma atormentada e cheia de amor para distribuir.

Filme:

Que Horas Ela Volta?
Desde que vi Eu, Tu, Eles sempre achei que Regina Casé deveria se dedicar mais a atuação. Ela faz a gente esquecer-se da apresentadora famosa e mergulhamos a fundo em seus personagens.
Aqui não é diferente, Sentimos muita vontade de abraçar sua Val.
Mas pra mim, o filme é sobre a trajetória de Jéssica, que 
representa o Brasil.
O filme toca nessa ferida exposta, nessa herança escravocrata, a diferença entre as classes sociais do nosso imenso país.
Há quem vai gostar dela e há quem vai achar ela arrogante ou ofensiva.
Quanto ela entra em cena, nesse mundo burguês, deixa a mostra esse machucado, essa inflamação que representa as camadas sociais.
Pra mim Jéssica representa a mudança, o crescimento. O Brasil em que hoje eu, pobre consegui fazer uma faculdade. Em que a madame é obrigada a pagar direito trabalhista as mulheres que não podem ser tratadas como escravas sem direitos.
Assim como final do filme, que nos deixa como uma ponta de dúvida o recado fica claro. Apesar de todas as crises, de todos os problemas , estamos avançando, melhorando e dando acesso a todos para um Brasil melhor. Pode demorar, mas começou.

Livros :
Eliane Brum! Que mulher!
Sua habilidade com as palavras foi a minha melhor descoberta literária desse ano.
Meus Desacontecimentos, uma volta à infância, as dores e as descobertas. Um livro denso, emocionante e que nos permite entender como podemos ser salvos através das palavras.
Uma Duas, como o mesmo anuncia, sangra! Machuca, expõe e deixa um amargo, um desespero no intimo. Existem poucos livros que fazem a dor provocar uma imensa paixão pela sua leitura.
Apenas digo. Leiam!

Pessoas:

Esses dias comentei em meu facebook (em breve posto um texto sobre isso aqui) como a internet nos possibilita conhecer gente maravilhosa de toda a parte do mundo
Hoje 28/09, é aniversário de um desses caras piadistas, sempre de bom humor e que espalha alegria pelas suas redes sociais.
Uma pessoa inteligente, esperta, simpática, sempre pronta pra ajudar e pra conversar.
Um cara curioso que gosta de ler de tudo (De Marx a Clube da Luta) e que tem um caminho maravilhoso a sua frente, pois pessoas humildes, que perguntam e que querem saber mais tem a dádiva de nunca se conformar e sempre melhorar.
Um rapaz que eu admiro e sou muito feliz em ter como amigo. Que eu desejo muitas felicidades, saúde, amor, e que na cidade dele abra logo um MC e um cinema.
Adoro quando amigos fazem aniversário, significa que temos o privilégio de termos acompanhado mais um ano de evolução de alguém que faz parte da vida da gente, mesmo que distante fisicamente!
Meu querido Luiz Fernando! Que sua vida só evolua, e que a cada dia mais você espalhe sua alegria e que realize todos os seus sonhos!


Bom pessoal, hoje é isso!

Prometo não demorar muito  a voltar aqui!

Beijos!